17 de julho de 2009

Bill Clinton muda de ideia e defende o Casamento Gay

Bill Clinton

A reviravolta de opinião do ex-presidente Bill Clinton, uma das mais proeminentes figuras do establishment americano até hoje, pode ter implicações políticas para o futuro da homofóbica Lei de Defesa do Casamento.

Durante um evento realizado em Washington, o Campus Progress National Conference, em 08 de julho, o ex-presidente foi questionado se apoiava o Casamento Homossexual. Clinton, distanciando-se de posições tomadas no passado, respondeu afirmativamente à questão.

"Sim. Eu, pessoalmente, apoio as pessoas que desejam fazer o que quiserem fazer", argumentou. "Acho que é errado alguém proibir uma pessoa de assumir esse compromisso".

Clinton se opunha ao Casamento Homossexual durante sua presidência e, em 1996, ele assinou a Lei de Defesa do Casamento, que limitava o reconhecimento pelo Estado ao casamento entre homens e mulheres.

Em maio deste ano, Clinton disse a uma multidão no Centro de Convenções de Toronto que sua posição sobre o Casamento Homossexual tinha "evoluido".

Aparentemente, o pensamento de Clinton evoluiu ainda mais. Questionado se ele iria dar apoio a uma proposta de aprovação do Casamento Homossexual, respondeu que "basicamente, eu apoio".

Neste verão, o Casamento Homossexual foi legalizado em Iowa, Vermont, Connecticut, Maine e New Hampshire. Em comentários recentes, Clinton disse: "considero que todos esses estados que fizeram isso, tiveram de fazer isso".

O ex-presidente passa a fazer parte, assim, de um destacado grupo de Democratas que recentemente mudaram de posição na questão, incluindo o ex-presidente do Democratic National Committee, Howard Dean, o senador por Nova York, Charles E. Schumer, o governador de Nova Jersey, Jon Corzine e o senador por Connecticut, Christopher Dodd.

"Bill Clinton reune-se assim com outras figuras importantes que galgaram sólidos degraus no século 21, em prol da igualdade e do Casamento Homossexual", afirmou o diretor da National Gay and Lesbian Task Force, Rea Carey.

"Esperamos que outras autoridades eleitas, inclusive o presidente Obama, una-se a eles ao declarar seu apoio a essas questões no país. Casais Homossexuais não devem viver a experiência de serem cidadãos de segunda categoria nesse país".

Uma pesquisa realizada recentemente entre os Democratas revelou que uma ampla maioria defende o Casamento Homossexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails