15 de julho de 2009

FIFA ameaça excluir Uganda da Copa por homofobia


A FIFA, entidade internacional que congrega todas as federações nacionais de futebol, enviou carta à Federação Ugandesa de Futebol (FUFA, em inglês), exigindo uma explicação sobre "uma aparente campanha" que a entidade estaria promovendo contra jogadores Gays.

A reação da FIFA tornou-se mais direta depois que o Ministro dos Esportes de Uganda, Charles Bakabulindi, disse em entrevista que qualquer jogador ou diretor técnico envolvido em atos Homossexuais seria afastado do futebol oficial do país.

A situação piorou ainda mais com a suspensão do jogador Charles "Mbuji" Ayieko que, de acordo com o jornal "New Vision", foi punido por ter sido acusado pela polícia de envolvimento em atos Homossexuais.

A Homossexualidade em Uganda é ilegal. Um dos dirigentes da Federação Ugandesa de Futebol, pediu que o caso do jogador fosse transferido da cidade de Lira para a corte da capital Kampala. Ele informou também que a entidade tomará medidas para "livrar" os jogadores das "acusações de Homossexualidade."

A FIFA não descarta a hipótese de punir a Federação de Uganda proibindo a participação da seleção do país nas eliminatórias para a Copa de 2010, que será na África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails