22 de agosto de 2009

5ª Semana do Orgulho de Ser no Piauí


Como vencer o preconceito e a discriminação contra adolescentes e jovens no ambiente escolar devido às escolhas sexuais? A questão será discutida durante a 5ª Semana do Orgulho de Ser, que acontece de 23 a 29 de agosto.

Em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), o Grupo Matizes vai promover duas atividades de capacitação para gestores e professores. As atividades, palestra e oficina, acontecem dia 25 de agosto e têm como tema “Educando para a Diversidade”.

Tanto a palestra quanto a oficina têm o propósito de definir recomendações que definam parâmetros para o enfrentamento da discriminação e violência por identidade de gênero e orientação sexual (homofobia, lesbofobia e transfobia) contra estudantes de escolas públicas do ensino fundamental e médio.

“A Secretaria da Educação já trabalha com o tema nas suas escolas e essas atividades serão um reforço para os nossos educadores”, acrescenta Fátima Solano, coordenadora da educação e diversidade da Seduc. Durante a palestra será distribuído material educativo produzido pelo Grupo Matizes.

“Em boa hora, a Seduc pauta o debate sobre diversidade sexual na escola. Nossa expectativa é que essas duas atividades sejam apenas o pontapé inicial para a realização de outras ações, no âmbito da escola, que contribuam para o enfrentamento do preconceito e da discriminação motivada por orientação sexual ou identidade de gênero”, pontua Marinalva Santana, coordenadora geral do Matizes.

A 5ª Semana do Orgulho de Ser irá discutir ainda temas ligados à saúde, trabalho, questões jurídicas, além de lançamentos de livros e concurso Miss Gay Piauí. Confira a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails