30 de novembro de 2009

Reino Unido financia diversos projetos Gays em países homofóbicos

Chris Bryant

O ministro do escritório de relações exteriores do Reino Unido, Chris Bryant, está capitaneando um fundo para apoiar ativistas Gays que vivem em locais governados por regimes homofóbicos.

As missões britânicas em países como a Jamaica, onde a Homossexualidade é punida com longos períodos de encarceramento, e a Nigéria, onde a pena de morte pode ser aplicada, estão sendo encorajadas a apoiar o progresso, financiando Paradas do Orgulho Gay e disputas judiciais locais.

Ao mesmo tempo, nos países da Comunidade Europeia, a "democracia rosa" estenderá suas ações para a Europa Oriental, onde Gays têm sofrido ataques brutais cometidos por integrantes da extrema-direita.

Alternativas para tentar barrar a discriminação em nações ultra-conservadoras, como o Irã, também estão sendo consideradas, ainda com muito cuidado.

Bryant, Gay assumido e que tem 47 anos, disse: "A decisão de aderir a esse movimento é completamente pessoal em nossas embaixadas e consulados ao redor do mundo. Nós encorajamos este trabalho importante porque é baseado em valores britânicos como o 'fair play' e o princípio de proteção da liberdade do indivíduo. Não somos ingênuos acerca deste trabalho. Em alguns lugares, regimes opressivos tornam alguns trabalhos ainda mais difíceis".

O ministro tem citado, agradecido, um exemplo de como esse trabalho pode acontecer. Robin Barnett, embaixador britânico em Bucareste, está viabilizando uma marcha em favor dos direitos Homossexuais na Romênia.

Um estudo recente da União Europeia mostra a Romênia como o país mais homofóbico da região. O ministério enviou um relatório para seus escritórios citando apoio financeiro para aqueles países que entrarem na iniciativa.

O relatório cita Colômbia, Egito, Iraque, Jamaica, Nigéria e Usbequistão como países de "particular interesse".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails