22 de dezembro de 2009

Governo de São Paulo cria escola para jovens Gays em Campinas

Reunião no Grupo E-jovem

Foi assinado no dia 16/12 um convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e o Grupo E-jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados para a criação da Escola Jovem GLBT, a primeira do gênero no país.

O objetivo da escola é valorizar e difundir a Cultura GLBT, em cursos que serão abertos a jovens hétero, Homo e Bissexuais já a partir de 2010.

“A escola é um Ponto de Cultura. O fato de os cursos serem abertos a todos e não só a jovens Gays é parte da nossa estratégia de combate à homofobia,” explica Deco Ribeiro, diretor da Escola Jovem GLBT.

“Preconceito é ignorância. Para vencer isso, precisamos levar nossa arte, nossa expressão e nosso discurso a quem não nos conhece. Se a valorização da cultura negra é estratégia do movimento negro, assim como de vários povos e regiões, por que não valorizar a Cultura GLBT?”

Na sede da escola, em Campinas, meninos e meninas da própria cidade e das regiões de Sorocaba, Grande São Paulo e da Baixada Santista terão aulas de criação de zines, criação de revistas, criação literária, dança, música, TV, cinema, teatro e performance Drag, sempre com foco no jeito de ser e agir das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros.

O material produzido ao longo dos cursos, como CDs e DVDs, livros e revistas, peças de teatro e espetáculos de Drag Queens, circularão pelo estado e serão assistidos e distribuídos gratuitamente. Os jovens poderão concorrer ainda a bolsas de estudo.

“Pra quem está se descobrindo agora, é importante conhecer suas raízes,” afirma Chesller Moreira, presidente do Grupo E-jovem. “E mais importante ainda saber que é possível ser feliz sendo exatamente quem você é. O jovem ouve tanto por aí que ser Gay é errado que ele fica sem referências positivas. Aqui ele vai poder descobrir que ser Gay é legal, que ser Travesti é legal, e que ele tem muito a oferecer à sociedade.”

Todo o projeto é financiado por um convênio firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura, que tem por objetivo apoiar entidades que desenvolvem relevante papel na comunidade nas áreas de fomento, difusão, produção e formação cultural.

O Grupo E-jovem foi selecionado por meio de concurso público e foi a única entidade GLBT contemplada em SP.

As matrículas e inscrições para bolsas de estudo já estão abertas e as aulas devem começar em março de 2010. Os interessados devem entrar em contatocom:

escola@e-jovem.com
(19) 3307 3764
(19) 9341 3764

2 comentários:

  1. EU AMEI ISSO SERIO MESMO *----*
    QUEM SABE ASSIM MINHA MAE NÃO DEIXA
    DE SER HOMOFOBIACA!!! APOIO 100% A IDEIA!!

    ResponderExcluir
  2. má, eu não entendi uma coisa,

    sendo algo firmado por um convênio com duas entidades públicas, porque será cobrado valores para quem queira participar? vc teria alguma informação?
    beijão!

    alê, de itu

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails