12 de janeiro de 2010

Grupo Teatro de Gaia prepara peça infantil Gay

Jim e Jack

O grupo Teatro de Gaia foi fundado em 2005 pelo ator Alexandre Acquiste com a ideia de desenvolver um núcleo de pesquisa teatral voltado ao público infantil.

Em 2006, estrearam o primeiro espetáculo, "Brincando de Clownfabular". A peça teve temporadas na capital paulista, Piracicaba, Sorocaba e outras cidades paulistas.

No ano de 2007 o grupo iniciou a pesquisa "Quando a Literatura e o Teatro se encontram, Boas Histórias Tornam-se Mais que Boas Historias".

Desde 2009 o grupo Teatro de Gaia trabalha em cima do texto "Na Ilha", que é inspirado no livro infantil "Meu amigo Jim", que já está nas grades curriculares dos colégios europeus.

Questionado sobre o porquê de se fazer uma peça infantil Gay, Acquiste diz que "Na Ilha" é mais que uma peça Gay e que a ideia do roteiro vem de encontro a um desejo de que as crianças aprendam a lidar com o outro, com o diferente, de forma respeitosa.

"Na Ilha" teve pré-estreia na cidade paulista de Birigui, no Sesc. O grupo espera que ainda nesse semestre a peça entre cartaz.

"Na Ilha" é uma parábola sobre as dificuldades em lidar com a diferença. Jack e Jim, dois pássaros de mundos distintos, se descobrem grandes amigos.

Jim é uma gaivota. Jack é um melro. Jim vive perto do mar. Jack mora no bosque. Jack adora ler. Jim usa folhas de livros para acender a lareira. Jack é negro. Jim é branco.

Apesar de tantas diferenças, os dois pássaros têm algo em comum: gostam de estar juntos. Porém a afinidade que os une gera estranheza e preconceito na ilha das gaivotas.

Mas, mesmo que outras aves torçam o bico para isso, eles não perdem uma pena de preocupação. Afinal, por que é tão difícil aceitar a amizade deles?

Quando Jack chega à ilha do amigo, não sente um ambiente cordial. Isso porque os moradores nunca tinham visto um pássaro todo preto.

O melro e a gaivota seguem suas vidas mesmo sob os olhares de reprovação. Até que algumas gaivotas percebem que Jack pode ensiná-las muitas coisas interessantes, como o prazer das histórias contidas nos livros.

"Meu Amigo Jim - o livro que deu origem ao espetáculo - já está implantado na grade curricular há um bom tempo. Assim como outros títulos. A peça trata a questão Homossexual de forma muito sutil".

"Não estamos lá pra levantar bandeira, apenas pra falar de forma artística que amar alguém do mesmo sexo é algo normal, natural. E tenho certeza que as crianças estão preparadas, pelo menos mais que os adultos".

"É uma peça para a família. É uma peça que fala de gentileza. Acho que os pais devem levar seus filhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails