29 de janeiro de 2010

Jornalistas lançam Manual de Comunicação GLBT em Curitiba


A 5ª Conferência da ILGA-LAC foi palco do lançamento de uma campanha da ONU e do Manual de Comunicação GLBT.

Durante a solenidade, a militância aproveitou para apresentar o “Manual de Comunicação GLBT” e a campanha “Igual a Você”, além de empossar a nova diretoria da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

Apoiado principalmente pela Unaids, o programa da ONU para a Aids, o “Manual de Comunicação GLBT” pode ser considerado o começo de um caminho que pretende levar a um produtivo e respeitoso diálogo entre as ideias da militância e a realidade das redações da mídia .

“É uma forma que nós encontramos para lutar pela equidade de direitos humanos, sejam eles de qual segmento for. O aval da ONu abre muitas portas, isso é muito importante nesta luta”, resume em entrevista o coordenador brasileiro da Unaids Pedro Chequer.

O Manual se propõe a apoiar a integração entre a mídia e o movimento pela cidadania GLBT, para que as matérias, entrevistas, artigos e reportagens veiculadas na imprensa se pautem pelo respeito à diversidade e à justiça social.

O documento traz uma série de definições de termos e conceitos, que muitas vezes são usados sem o conhecimento adequado, o que poderia acarretar um reforço nos estigmas, no preconceito e na discriminação.

O material traz a explicação correta de termos como "Travesti, Transexual, lesbofobia e Identidade de Gênero" como forma de construir uma imagem dos GLBTs na imprensa mais condizente com a realidade.

Ele foi produzido por profissionais da comunicação - que também atuam dentro do movimento organizado - que perceberam que nem sempre o jornalista consegue apreender da maneira correta a mensagem emitida pela militância.

O Manual é gratuito e será distribuído para os veículos de comunicação pelas entidades militantes em todo o Brasil.

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