21 de fevereiro de 2010

Professora Trans dá depoimento na novela Viver a Vida

Marina Reidel

A professora da rede estadual de ensino, Marina Reidel, participou neste sábado, 20 de fevereiro, da novela "Viver a Vida", na Rede Globo.

Ela é uma das personagens reais que dá seu depoimento no final do capítulo, contando um pouco de sua história de vida e superação de preconceitos.

Marina é Travesti e leciona para estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e afirma nunca teve problema com alunos ou pais.

"Nossa escola tem um perfil diferente porque nós já trabalhamos em parceria com o SOMOS, uma ONG em cursos de capacitação de professores para a diversidade sexual", explica.

"Eu mesma aprendi a lidar melhor com o tema no decorrer deste projeto. Estou aqui para mostrar que é possível trabalhar com todos os temas que envolvem preconceito e discriminação e aqui, na nossa escola, nunca tivemos conflitos com alunos, mães e pais ou qualquer membro da comunidade escolar".

Em 2006, Marina decidiu fazer a cirurgia para colocar prótese de silicone nos seios. A direção ficou receosa com a possível repercussão da mudança.

Mas, no período do afastamento, o professor substituto trabalhou em sala com os alunos a questão da diversidade sexual e explicou o motivo da cirurgia de Marina.

Ao retomar as atividades, Marina respondeu a perguntas dos alunos curiosos, mas não enfrentou nenhum tipo discriminação.

"Dentro da disciplina chamada de ética e cidadania, que substitui o ensino religioso, os alunos são incentivados a desenvolver projetos e pensar a questão do preconceito. Tenho certeza de que esses jovens vão sair da escola com uma cabeça diferente, não vão espancar Travestis na rua como acontece por aí", diz.

Clique aqui para assistir ao depoimento de Marina Reidel.

4 comentários:

  1. Ualll...muito bom saber que a educação de nossas crianças está sendo para a diversidade. É assim que começa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Absolutamente fantástico minha amiga... superação, respeito e não apenas por ti conhecer mas pela pessoa fantástica que tu és... Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. minha professora de artes

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails