11 de março de 2010

Exposição com fotos Homoeróticas estreia em São Paulo


O fotógrafo fluminense Alair Gomes fez história no mundo da arte Homoerótica no Brasil. Isso graças às muitas imagens de homens do mundo real produzidas por ele e que poderão ser visitadas em uma exposição imperdível.

Quem está em São Paulo vai poder conferir de perto, em tamanho original, as imagens de belos rapazes malhando nas areias cariocas, na exposição “A New Sentimental Journey” (Uma Nova Viagem Sentimental), que entra em cartaz na Galeria Bergamin a partir de 13 de março.

A mostra tem curadoria do pintor, fotógrafo e diretor Miguel Rio Branco e chega à capital paulista depois de estrear em Paris e passar pelo Rio de Janeiro.

São 130 fotos inéditas dos jovens rapazes frequentadores das praias cariocas capturadas obsessivamente por ele. Alair empunhava a câmera na areia ou posicionava-se, como um voyeur, na janela de seu apartamento em Ipanema, esperando o melhor momento dos corpos masculinos.

Entram também as imagens feitas durante sua filosófica viagem à Europa entre os meses de agosto e outubro de 1983, viagem que dá nome à exposição e ao recém-lançado livro, que ganha lançamento em São Paulo na abertura da mostra.

São fotos de estátuas renascentistas capturadas com um olhar erotizado, direcionado para o desejo. Alair costumava sempre dizer que “o erótico precede a arte, independente do objeto fotografado”.

A exposição fica em cartaz em São Paulo até o dia 10 de abril. Ela foi realizada originalmente para a famosa Maison Européene de La Photographie, em Paris.

Alair Gomes morreu em 1992, assassinado por seu namorado, um jovem e belo segurança de uma loja de discos em Ipanema.

A New Sentimental Journey
De 13 de março a 10 de abril
Segunda à sexta-feira: das 11h às 19h
Entrada franca
Galeria Bergamin
Rua Rio Preto, 63 - Jardins
São Paulo - SP
(11) 3062 2333

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails