17 de abril de 2010

Jornal Hoje exibe reportagem sobre lei que criminaliza a homofobia

Paulo Sócrates

“Vai discriminar Homossexual por quê? Não são seres humanos como nós?“.

“Eu sou a favor, porque eu acho que não deve ter nenhum tipo de discriminação na sociedade brasileira”.

Paulo Sócrates tem histórias de preconceito para contar, até de quem deveria protegê-lo... “Eu sofri uma agressão saindo do trabalho e não fui atendido pelo policial ao qual eu recorri porque o policial disse que era uma briga de namorados”.

Ele defende direitos iguais para todos. “A carga tributária que se impõe a um cidadão heterossexual é a mesma que se impõe a um Homossexual, mas quando você precisa do dispositivo legal para te proteger, você é meio cidadão, porque você não tem os mesmos direitos que o heterossexual tem”.

Para coibir a discriminação a Câmara aprovou um projeto de lei que agora está no Senado e transforma em crimes a discriminação e o preconceito por orientação sexual.

Atitudes como impedir o acesso ou recusar atendimento aos Homossexuais, por exemplo, em bares e restaurantes e proibir manifestações de afeto podem ser punidas com prisão inafiançável de um a três anos de cadeia, assim como já é feito com o racismo hoje em dia.

Quem praticar, induzir ou incitar a discriminação contra Homossexuais, além da prisão, fica sujeito a pagar multa e indenização por danos morais.

Para assistir à reportagem, entre na página do Jornal Hoje.

Um comentário:

  1. Paulo Sócrates escorrega com este pensamento "senso comum" da carga tributária. Por acaso se fosse possível não ter carga tributária alguma, o Estado, por isso, poderia deixar de considerar a pessoa brasileira como cidadã?

    Mas percebi a estratégia de sensibilização (e comparativa); Afinal, qualquer questão que as pessoas preconceituosas possam se colocar, pode provocar mudança.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails