4 de abril de 2010

Morre ator Buza Ferraz que fez o primeiro Homossexual numa novela da Globo

Buza Ferraz

O ator Buza Ferraz, que morreu de uma parada cardíaca neste sábado (03/04) no Rio de Janeiro, aos 59 anos, viveu o primeiro personagem Homossexual de uma novela da Globo.

Em 1974, ele interpretou o Cauê, que tinha um caso "velado" com Conrad Mahler (Ziembinski), na novela "O Rebu".

Segundo o site Teledramaturgia, especializado em novelas, pela primeira vez a Homossexualidade era tratada de forma aberta numa novela".

Era apenas o segundo trabalho de Ferraz na televisão. A estreia havia ocorrido dois anos antes, na novela "Selva de Pedra" (1972).

Embora tenha feito cinema e teatro, Ferraz ficou conhecido, principalmente, por participações em novelas da Globo.

O ator trabalhou nas novelas "Brilhante", "Pedra Sobre Pedra", "Despedida de Solteiro" e "História de Amor", entre outras.

Seu último papel de destaque foi o de Ivan, na novela 'Páginas da Vida', de 2006. Ele participou ainda de minisséries como "Labirinto" e "Meu Marido" e de episódios dos programas "Faça Sua História", "Casos e Acasos" e "Você Decide".

Fora da Globo, fez a minissérie "Marquesa de Santos" (1984) e a novela "Kananga do Japão" (1989), na Manchete. No cinema, fez oito filmes. Sua última participação foi como Heitor, em "Elvis & Madona" (2008).

Ele ganhou o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1986, por "Patriamada", e três prêmios no Festival de Gramado em 1997, por "For All - O Trampolim da Vitória", que ele dirigiu ao lado de Luiz Carlos Lacerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails