30 de abril de 2010

Australiano pinta um quadro do ator pornô François Sagat crucificado

François Sagat

Motivado pela forma preconceituosa como a Santa Sé enxerga a Homossexualidade e pela condenação católica ao uso da camisinha, o artista plástico australiano Ross Watson pintou uma obra que acerta o tom de provocação.

No quadro que acaba de ser divulgado, o ator pornô francês François Sagat faz o santo e surge crucificado. O trabalho é inspirado na "Crucificação de São Pedro", pintado pelo italiano Caravaggio no século 17.

O artista contemporâneo justificou a escolha de Sagat para estrelar o trabalho dizendo que o porn star vem desenvolvendo um trabalho importante em campanhas de prevenção e educação sobre HIV.

"O braço direito do papa [cardeal Tarcisio Bertone] recentemente relacionou Homossexualidade e pedofilia. Isso me enfureceu. Então me parece justo retratar François Sagat como um santo dos dias atuais, já que ele está ajudando a salvar vidas, em vez de contribuir para causar doenças e morte de milhões de pessoas."

Ross Watson lembrou ainda que no século 17, a maior parte dos patrocinadores de Caravaggio era da igreja católica e suas pinturas muitas vezes foram rejeitadas por serem consideradas inadequadas para um tema religioso.

"Isso me lembra minha liberdade como artista. Se Caravaggio estivesse vivo hoje, o que ele pintaria?".

O australiano, que tem outros quadros de temática Homoerótica, vem sendo considerado uma revelação nas artes plásticas de seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails