8 de junho de 2010

Parada Gay de São Paulo reuniu mais de 3 milhões de pessoas

3 milhões na Parada Gay 2010

Em ano eleitoral, a 14ª Parada do Orgulho Gay teve viés político. Ao meio-dia de domingo, numa Avenida Paulista bem colorida, militantes distribuíam panfletos nos quais pediam para os simpatizantes não votarem em candidatos homofóbicos.

Na concentração, uma placa gigante trazia a seguinte mensagem: “Vote contra a homofobia: defenda a cidadania”. Todos os atuais presidenciáveis foram convidados, mas nenhum apareceu na parada.

Estima-se que cerca de 3 milhões de pessoas tenham acompanhado os 4km do percurso que liga o Museu de Arte de São Paulo (Masp) à Praça Franklin Roosevelt, no Centro.

Segundo a militante Gizelle Freitas, da Associação de Gays, Lésbicas e Transexuais de Ribeirão Preto, a organização não governamental vai preparar um relatório na próxima semana apontando os deputados que votaram contra o projeto de lei que torna a homofobia crime.

A proposta tramita no Congresso desde 2006, já foi aprovado na Câmara e vai passar pelo crivo dos senadores.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), engrossou o coro de quem é contra a homofobia e disse que os políticos deveriam se posicionar sobre o tema.

“É importante que a classe política tenha a noção da importância de se combater a homofobia. Como estamos em ano eleitoral, a discussão sobre o tema é mais do que oportuno”, ressaltou.

O governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), disse apoiar o movimento organizado pelos diretos dos Homossexuais. “Essa campanha defende a cidadania e, com isso, a democracia pela qual tanto lutamos neste país. E é importante que este debate aconteça durante a campanha eleitoral deste ano”, disse Goldman.

A Drag Queen Tiffany Estrelato, 28, viajou de Tefé (AM) até São Paulo para participar da Parada Gay. Ela estava no comando de um grupo de ativistas que faziam corpo a corpo com os simpatizantes, distribuindo panfletos sobre as eleições e a causa Gay.

A Parada Gay de São Paulo é considerada a maior do mundo. Não à toa, tão logo a multidão se aglomerou na Avenida Paulista, imagens do local pipocaram nos sites dos maiores jornais estrangeiros.

“Não podemos deixar escapar essa oportunidade. Agora é a hora de cobrar dos nossos governantes o fim da intolerância e do preconceito sexual”, disse Alexandre Santos, presidente da Associação da Parada do Orgulho Gay de São Paulo.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a Parada Gay é o evento que mais atrai turistas para a capital paulista. Pelo menos 400 mil pessoas vêm de todo o Brasil e do exterior. A estimativa é de que o evento cor-de-rosa gere uma receita de até R$ 200 milhões.

A segurança no desfile deste ano foi praticamente dobrada. Pelo menos 3 mil homens da Polícia Militar, Guarda Civil e seguranças particulares trabalharam na parada.

Metade deles falava mais de uma língua e ajudavam os turistas que não entendiam português. Os policiais bilíngues tinham estampado na parte de trás do uniforme a bandeira que indicava o segundo idioma que eles falavam

Engajados na luta contra a intolerância sexual, muitos pais levaram para a Parada Gay deste ano seus filhos para ensiná-los que devem crescer sem preconceito e aprenderem respeitar as escolhas sexuais dos demais.

Com a filha de um ano e três meses no colo, o casal de Bissexuais Alexandre Nogueira, 28, e Ioná Murakame, 34, querem que a criança cresça sem ter vergonha da própria família. "Eu acho importante que ela tenha contato com pessoas que também temos", diz o pai. Para eles, o evento é uma grande festa que reúne pessoas de todos os tipos.

Antônio Menezes, 38, aproveita o domingo ao lado do filho de 9 anos. "Faço questão que ele tenha contato com esse mundo desde pequeno, o trago desde quando tinha 6 anos", argumenta o pai para justificar a sexualidade da ex-mulher, que se assumiu Lésbica. "Hoje ele aceita o relacionamento da mãe e até gosta da companheira dela".

A heterossexual Denise Costa, 45, faz questão de dar ao filho, de 10 anos, o direito de escolha. "Não sei qual a opção sexual dele ainda. Hoje ele diz é que uma coisa, amanhã pode mudar", justifica.

Um dos carros alegóricos que mais chamaram a atenção foi o dos ursos e idosos. Outro carro que fez sucesso foi o chamado “gol contra a homofobia”. Os simpatizantes aproveitaram o ano de Copa do Mundo para se vestir de verde e amarelo. A Parada encerrou o desfile por volta das 20h.


Notícias Relacionadas
- 14ª Parada Gay de São Paulo - SP
- Associação da Parada concede 10º Prêmio Cidadania e Diversidade
- Câmara Municipal de São Paulo faz homenagem ao Orgulho Gay
- 10ª Feira Cultural LGBT de São Paulo
- Playcenter sedia a 10ª edição do Gay Day
- 6ª Parada Gay de Santo André - SP
- 1ª Parada Gay de Vitória da Conquista - BA
- 1ª Parada Gay de Governador Valadares - MG
- 2ª Parada Gay de Santo Antônio de Jesus - BA
- Eslováquia vai celebrar em maio sua primeira Parada Gay

Um comentário:

  1. O site gay Cena G, do portal Terra, publicou na semana passada, uma lista com os 10 maiores inimigos dos gays, segundo o veículo. Da relação, constam pelo menos seis evangélicos. Entre os “inimigos” também está o BBB Marcelo Dourado, além de famosos evangélicos do meio político e outros nomes sempre ligados aos direitos dos cristãos.
    O site tratou os evangélicos listados como se fossem pessoas ruins pelo fato de não compactuarem com as opiniões deles.

    Leia a matéria do site gay abaixo:

    Da mesma forma que as ONGs e veículos de comunicação do exterior, apresentamos uma lista com as 10 pessoas que são publicamente contra os homossexuais e que de alguma forma expressaram homofobia. A lista está repleta de políticos, principalmente parlamentares ligados a igrejas evangélicas.

    Quem encabeça a lista é o senador Magno Malta (PR-ES), que afirmou que o movimento gay quer criar um império homossexual e que ser gay é pecado. Magno Malta faz vista grossa no Senado para os projetos que apoiam os gays. O senador é o responsável maior pelo trancamento de pautas importantes para os Direitos Civis dos homossexuais. Há 15 anos está no Congresso o projeto de lei que prevê a união estável de pessoas do mesmo sexo e há quatro anos tramita uma lei que criminaliza a homofobia e equipara o preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros ao preconceito racial.

    Confira a lista e a razão de cada inclusão:
    1º – Magno Malta – Senador capixaba, opositor ferrenho do projeto de lei que equipara a homofobia ao racismo.
    2º – Silas Malafaia – Pastor da Assembléia de Deus, que mantém um blog em que ofende e chama homossexuais de abominações.
    3º – Walter Brito Neto – Deputado Federal pelo PRB-PB que propôs um projeto de lei para impedir casais homossexuais que adotem crianças
    4º – Bispo Rodovalho – Deputado pelo DEM/DF, promoveu uma manifestação contra a provação do PL 122 que prevê a criminalização da homofobia
    5º – Júlio Severo – auto-intitulado ativista cristão. Em seu blog, promoveu calúnia contra ativistas gays e a intolerância, saiu do país em março de 2010, segundo seu blog para não responder a uma denúncia do MP
    6º – Rosângela Justino – psicóloga que prega a terapia de conversão. Proibida de falar sobre seus métodos desde 2009, após sofrer Censura pelo Conselho Federal de Psicologia, pode ainda perder seu registro profissional
    7º – Marcelo Crivella – Senador pelo PRB-RJ. Afirmou que a homossexualidade “é antinatural” e faz campanha contra leis que garantem direitos aos gays
    8º- Roberto Requião – Governador do Paraná. Além de ofender os gays publicamente com brincadeiras de mau gosto, seu governo levou o estado a ser campeão de crimes contra homossexuais e não há nenhuma lei que combata o crime de ódio contra homossexuais no estado.
    9º- Marcelo Dourado – do BBB10, disse que a lésbica Angélica deveria apanhar por ser abusada e por diversas vezes pregou a violência
    10º- Juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho, da 9ª Vara Criminal de SP. Julgou em 2007 o caso Richarlyson e afirmou em sentença de arquivamento que futebol não era jogo para homossexuais e que gays deveriam fundar uma federação – o magistrado está Censurado desde 2008 pelo Tribunal de Justiça paulista.

    Fonte: Terra e Cena G

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails