30 de junho de 2010

Vários países já comemoram o Dia Internacional do Orgulho Gay


Este fim de semana foi escolhido pela Comunidade Gay de vários países para reivindicar seus direitos e se manifestar a favor da diversidade.

No sábado, 26/06, nove países realizaram a tradicional Parada Gay: Estados Unidos, França, Espanha, Bulgária, Chile, México, El Salvador, Panamá e Colômbia comemoraram juntos.

Neste domingo, 27/06, o Dia do Orgulho Gay foi celebrado novamente nos Estados Unidos e Espanha, e na Turquia e Índia. Somente no Brasil houve 9 Paradas Gays nesse fim de semana e já são mais de 200 durante o ano todo.

Em Nova York, milhares de participantes acompanhados de carros alegóricos começaram a passeata na 5ª Avenida com destino a Greenwich Village. O prefeito da cidade, Michael Bloomberg, e o governador David Paterson participam das celebrações.

Em São Francisco, um show dos Back Street Boys levou milhares de pessoas à Praça Central da cidade, inclusive a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi. Esta é a 40ª edição do evento na cidade.

No México, milhares de pessoas tomaram no sábado o centro da capital do país na 32ª Parada do Orgulho Gay, que recordou o escritor Carlos Monsiváis, morto há uma semana.

Também no sábado, a Bulgária celebrou em Sofia a terceira parada desde a queda do comunismo há 20 anos. A marcha terminou sem incidentes, apesar de vários protestos e ameaças de religiosos, ultranacionalistas e jovens radicais. O tema da manifestação foi "Ame a igualdade, abrace a diversidade", e reuniu mais de 700 pessoas, segundo os organizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails