31 de julho de 2010

2ª Semana da Diversidade de Joinville - SC


Um assunto de família. Esse será o carro-chefe da 2ª Semana da Diversidade de Joinville, que será realizada entre os dias 1° e 8 de agosto de 2010.

Sob o tema “Família Somos Todos”, o evento promovido pela Associação Arco-Íris quer debater os dilemas e conflitos pelos quais a população LGBT é submetida quando o assunto é família.

O tema se divide em duas abordagens principais. De um lado, a violência doméstica e a não aceitação dos pais e familiares quando a pessoa descobre ter uma orientação diferente da heterossexual.

De outro, quando um membro da população LGBT decide formar uma família e se vê privada de direitos como a união civil, a adoção, entre outros.

Em novembro de 2009, a Justiça local reconheceu o direito de um casal de mulheres sobre a adoção de uma criança, mesmo que a Constituição Federal ainda se omita sobre o caso.

“A família é geralmente o primeiro local onde membros da comunidade LGBT entram em contato com a homofobia. Em vários casos, a pessoa sofre violência física, moral e até mesmo o rompimento dos laços familiares, deixando a casa dos pais no período de adolescência”, explica Josué Júnior, diretor administrativo da Associação Arco-Íris.

“A homofobia doméstica infelizmente faz parte da vida da população LGBT e este foi um dos motivos da escolha da temática neste ano”, afirma.

Para trabalhar estas questões a Semana da Diversidade contempla uma série de debates: Militância LGBT e Configurações Familiares, no dia 02/08 (segunda-feira), Família e Novas Conjungalidades, no dia 03/08 (terça-feira), e Políticas Públicas e Cidadania LGBT, no dia 04/08 (quarta-feira) e dia 05/08 (quinta-feira) Palestra com Luiz Mott, decano do Movimento Homossexual Brasileiro. Além do Festival Mix Brasil de Cinema, 06/08 e 07/08 (sexta-feira e sábado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails