24 de maio de 2015

Irlanda aprova em referendo o Casamento Gay com 62% dos votos

O Casamento Gay já é realidade na Irlanda

A Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a aprovar em um referendo o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com todas as urnas apuradas, o "sim" atingiu 62% dos votos, contra 38% para o "não".

Mais de 60% dos eleitores compareceram às urnas. Este foi o maior índice de comparecimento em um referendo no país em mais de duas décadas, segundo a Reuters.

Mais de 3,2 milhões de pessoas foram às urnas - muitos irlandeses que não moram no país voltaram à Irlanda só para participar da votação, informou a BBC.

A notícia foi recebida com muita festa pelos partidários do "Sim", muitos deles reunidos na esplanada do castelo de Dublin, e rompe com o domínio hegemônico sobre a moral pública exercido durante séculos pela igreja católica, que pediu o voto contra o Casamento Gay.

A igreja defendeu o voto "não", em um país no qual mais de 90% das escolas do ensino básico estão sob a tutela da instituição, os sinos tocam duas vezes por dia na televisão pública e 84,2% da população se declara católica, informou a France Presse.

Na outra ponta, o "sim" foi apoiado por todos os partidos políticos, grandes empregadores e endossado por celebridades, todos esperando que a proposta marque uma transformação no país.

Felizmente os irlandeses ignoraram o apelo religioso. Os defensores do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Irlanda começaram a comemorar antes mesmo do anúncio oficial do resultado.

A esplanada do castelo de Dublin, que já foi a residência dos governantes britânicos e sempre foi um símbolo do poder, ficou lotada de partidários do "sim", em um clima de festa.

Um comentário:

  1. e quando o mundo começa a nos aceita o Brasil retrocede, vejam a ultima de uma vereadora Paraibana:http://www.politicaetc.com.br/noticias/2733/vereadores-se-unem-para-proibir-ensino-sobre-identidade-de-genero-em-jp.html

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails