31 de julho de 2009

5ª Parada Gay em Contagem - MG

Foto da 2ª Parada Gay de Contagem

No próximo dia 02 de agosto (domingo) a partir das 11:00 a Avenida João César e Oliveira no Eldorado será palco da quinta edição da Parada do Orgulho LGBT de Contagem.

Organizada desde 2005 pelo CELLOS-Contagem (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem), a Parada é o mais importante ato de visibilidade da comunidade GLBT da cidade.

O evento faz parte do conjunto de atividades do Programa “Contagem Sem Homofobia”, uma iniciativa do CELLOS-Contagem em parceria com a Prefeitura Municipal da Cidade, em especial a Secretaria de Direitos da Cidadania.

O programa busca combater o preconceito, a discriminação em razão da orientação sexual e identidade de gênero e promover a cidadania GLBT.

Segundo Carolina Benzaquen, presidente do CELLOS-Contagem, “2009 é um marco do Movimento GLBT na cidade, pois foi quando a Câmara Municipal aprovou por unanimidade dos votos dos vereadores presentes a Lei que institui oficialmente no calendário de festas e eventos do Município de Contagem, o Dia Municipal da Parada do Orgulho GLBT, a ser comemorado, anualmente, no primeiro domingo de agosto”.

A proposição do Vereador João Bosco – New Texas, que acolheu a solicitação do movimento social, teve amplo apoio dos parlamentares do município significando “um avanço para a cidade e uma conquista para o Movimento GLBT no combate ao preconceito e na afirmação da livre expressão” completa Carolina.

O Programa “Contagem Sem Homofobia” já realizou este ano o 5º Ciclo de Debates, duas mostras de filmes temáticos, uma exposição de arte na Casa Amarela do Centro Cultural de Contagem e terá ainda, no dia 29 de agosto, o Seminário Municipal da Diversidade dos Sujeitos e Igualdade de Direitos no SUS, finalizando em dezembro com o Ato Público de combate ao preconceito e ao estigma no dia 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS e também com a cerimônia “Amigos do CELLOS-Contagem” no dia 5 de dezembro.

A Parada é a atividade do Programa de maior repercussão e aquela que mobiliza o maior número de pessoas. No ano passado foram mais de 40 mil e este ano são esperadas mais de 50 mil.

O tema do evento este ano é “Nem menos, nem mais: direitos iguais!” e busca despertar na cidade o debate sobre a importância da aprovação de leis que garantam de fato a igualdade de direitos e a implementação de políticas públicas afirmativas para GLBTs.

O governo da prefeita Marília Campos criou a Secretaria de Direitos da Cidadania, espaço importante e considerado pelo Movimento GLBT um avanço para a concretização de uma política de Direitos Humanos na cidade.

Para o professor Anderson Cunha Santos, presidente de honra do CELLOS-Contagem, “é necessário criar dentro da estrutura da Secretaria de Direitos da Cidadania o Centro de Referência GLBT para efetivamente acolhermos as denúncias e propiciarmos encaminhamentos adequados para os cidadãos que se sentirem violados nos seus diretos”.


5ª Parada do Orgulho LGBT de Contagem
02/08/09 - Domingo - 11:00h
Avenida João César de Oliveira, em frente ao Big Shopping
Contagem - MG

Cellos-Contagem
contato@celloscontagem.org
(31) 3051 0291

Grupos GLBTs Brasileiros
Calendário de Paradas Gays

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails