12 de julho de 2009

Escola de samba Mangueira adere à Campanha Não Homofobia!

Ivo Meirelles
Presidente da Mangueira

Pela primeira vez na história do país, uma escola de samba desta importância assume um posicionamento político em favor dos Homossexuais.

A Estação Primeira de Mangueira, uma das escolas de samba mais respeitadas do circuito do carnaval carioca, abriu as portas de sua quadra para a Campanha Não Homofobia, idealizada e executada pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania GLBT.

O coordenador geral da campanha, Cláudio Nascimento, e sua equipe estiveram presentes na tradicional feijoada da Mangueira, que se realizou no sábado, 11/07, com inúmeras atrações.

Faixas, banners e flyers foram distribuídos durante a feijoada, além de computadores colocados em pontos estratégicos para a coleta de assinaturas virtuais para a criminalização da homofobia.

O evento contou com a presença do cantor Elimar Santos, do Grupo Samba Pra Gente, da Bateria do Salgueiro. A quadra também foi sede do 1º Encontro de Passistas e de uma exposição de artes, que contou com a presença de Ivald Granato, entre outros.

“A adesão da Mangueira à Campanha Não Homofobia! é de suma importância para o fortalecimento de nossa iniciativa de promoção da cidadania GLBT. Sabemos que o mundo do samba é composto por inúmeros e brilhantes artistas de nossa comunidade, que ainda permanece invisível no contexto do carnaval, ou é discriminada ou mostrada pela mídia de forma caricatural. Nos sentimos honrados pelo convite de participar desta tradicional feijoada e felizes por saber que a nação verde e rosa é aberta à pluralidade e a novas cores!”, afirma o coordenador geral da campanha, Cláudio Nascimento.

O presidente Ivo Meirelles declara: "Eu apoio a Campanha Não Homofobia! porque temos que respeitar os direitos de todos. O preconceito é sempre burro! Não deve haver segregação de forma alguma. Sou negro e sei exatamente o que é sentir-se segregado. Lutei minha vida toda contra o preconceito."

Para o vice-presidente do Grupo Arco-Iris, Almir França essa adesão da Mangueira é um marco. "Vai de encontro às ações sociais que a Mangueira vem há anos implentado e espero que sirva de inspiração para que outras agremiações e entidades participem da campanha e reconheçam que os Homossexuais devem ser respeitados em sua cidadania".

A meta da Campanha Não Homofobia!, além de esclarecer e desfazer boatos, é arrecadar mais de 1 milhão de assinaturas eletrônicas com o objetivo de pressionar o Senado Federal a aprovar o PLC 122/06, que criminaliza a homofobia no Brasil.

Agora faça sua parte! Acesse a página da Campanha Não Homofobia! e assine o abaixo-assinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails