23 de julho de 2009

World Outgames 2009 começam em 25 de julho na Dinamarca


Ativismo e muita animação darão o tom dos World Outgames 2009, que começam em 25 de julho e vão até 2 de agosto em Copenhague, capital da Dinamarca.

No total, haverá 38 esportes para competição em diferentes níveis. O Brasil deve concorrer em poucas categorias. Os jogos contarão com até 200 mil participantes de 100 países, entre eles atletas, turistas e moradores locais.

A principal atração dos World Outgames é uma importante conferência internacional de direitos humanos realizada em associação com a Anistia Internacional e a IBM. A conferência tratará principalmente da necessidade de que todas as pessoas, independentemente de gênero e sexualidade, possam ter direitos iguais.

Até o início de maio deste ano, cerca de 5 mil pessoas de fora da Dinamarca tinham se registrado para participar do evento, que ocorre a cada três anos em uma cidade diferente. Ainda não foi divulgada a lista de concorrentes.

"Sediando os World Outgames, a Dinamarca mandará um sinal ao resto do mundo de que deve manter o foco no direito de amar quem se quiser, independentemente de gênero e sexualidade", afirma o diretor dos World Outgames 2009, Uffe Elbaek.

"Do norte da Europa à América do Sul, no Leste Europeu e no Extremo Oriente, há batalhas de direitos humanos a serem travadas, especialmente para Homossexuais. Esperamos que os World Outgames e as milhares de pessoas de cerca de 100 diferentes países possam difundir a mensagem ao mundo".

"É importante para Copenhague que questões sobre os direitos e a tolerância aos Homossexuais possam ser discutidas sem preconceito", afirma o CEO da entidade Wonderful Copenhagen, Lars Bernhard Jorgensen.

"Os World Outgames nos permitem homenagear a diversidade e a abertura que são uma parte tão natural da cidade. Realmente não vemos a hora de receber participantes e espectadores".

Cidades como Melbourne, Tel Aviv, Cidade do México, Rio de Janeiro e Antuérpia contribuirão com música, entretenimento, dança e muito mais.

A cidade também receberá eventos esportivos de cerca de 30 modalidades, como hóquei sobre o gelo, vôlei de praia e triatlo na área do porto de Copenhague. Além das atrações culturais e esportivas, serão muitas as atividades gratuitas.

Outro destaque será um cruzeiro Gay com 2,6 mil passageiros que ancorará em Copenhague durante os jogos. Além disso, a Catedral de Copenhague sediará uma bênção em massa para que a igreja conceda reconhecimento especial a casais Gays, marcando o 20º aniversário da legalização das uniões civis de mesmo sexo na Dinamarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails