8 de agosto de 2009

1ª Jornada Lésbica Feminista do Rio Grande do Sul


Está definido o calendário da 1ª Jornada Lésbica Feminista do Rio Grande do Sul, que poderá receber novos eventos, caso outras organizações se juntem ao movimento.

Por ora, o mês de agosto está todo tomado por atividades como projeções de filmes, mesas redondas, debates, oficinas e panfletagens.

O encerramento da jornada acontece em 30 de agosto com a 3ª Marcha Lésbica de Porto Alegre e a 1ª Marcha Lésbica do Rio Grande do Sul com o tema “Mulheres Lésbicas na luta contra todo o tipo de violência e opressão! Em cada beijo uma revolução!”. A concentração será às 13 horas no Espelho d’Água da Redenção.


Confira a programação:

CINELÉS - projeção de filmes com temáticas Lésbicas
Cine Bancários de Porto Alegre
Rua General Câmara, 424

Dia 10/08 - Filme Meninos Não Choram

Dia 24/08 - Filme Assuntos de Menina

Roda de discussão mediada - Dias 10 e 24 de agostoApós a projeção dos filmes, faremos uma roda de dicussão mediada com a comunidade sobre o tema abordado.

Dia 10/08 - Discussão com movimentos sociais sobre identidade masculinizada, visibilidade x preconceito; violência e os efeitos da homofobia. Espaço para falarmos sobre nossas vivências de preconceito.

Dia 24/08 - A mediação será feita por familiares de Homossexuais com a finalidade de discutirmos os efeitos da homofobia DA e SOBRE as famílias - LEVE SEUS FAMILIARES para que dêem seus depoimentos.

Dia 11/08, às 14h - Sindicalistas discutem "A CTB e a relação com o movimento GLBT" - local ainda não definido.

Dia 12/08, das 9h às 13h - Durante a Reunião da Secretaria de Mulheres da CUT-RS, Rua Barros Cassal, 283. Roda de debate acerca do preconceito contra Homossexuais nas Direções Sindicais. O objetivo é iniciarmos um debate solidário que possibilite romper com a lógica do silêncio que esconde o preconceito.


Oficinas de Criação de materiais - duas oficinas no segundo e terceiro sábados do mês de agosto para criação de faixas, cartazes, pirulitos e instrumentos a serem utilizados na Marcha Lésbica.

Dia 15/08 - Oficina das 13 às 17h no SINDSPREV, Leonardo Truda, n. 40, 12 andar

Dia 22/08 - Oficina das 13 às 17h no SINDSPREV, Leonardo Truda, n. 40, 12 andar

Dias 21 e 28/08 - SEXTAS - Panfletagem nos bares de frequência Lésbica

Dias 22 e 29/08 - SÁBADOS - Panfletagem na Feira de sábado na Redenção e na festa DELAS (29/08 - um dia antes da Marcha)

Dia 23/08 - DOMINGO - Panfletagem no Bric da Redenção

Dia 20/08, das 14 às 18h, na Rua Santo Antônio, 635. Oficina para Gestores públicos e Servidores da área de saúde sobre "Saúde das Mulheres Lésbicas" - LBL/NUPACS/SMDH, SINDISAÚDE e Hospital ConceiçãoApresentação das pesquisa feita pelo NUPACS, em conjunto com a LBL em postos de saúde do SUS, acerca do atendimento prestado a mulheres Lésbicas na rede pública.

O público da pesquisa são as mulheres Lésbicas da região e os profissionais que atuam na rede de saúde. Aprofundamento da discussão acerca do preconceito institucionalizado nos serviços prestados pelo estado à população de mulheres Lésbicas.

Dia 26/08 - no Campus do Vale UFRGS, Bento Gonçalves, 9500 – Prédio 43322 – Sala do PANTEON. Diálogo entre Academia e Movimento Social - NUPACS e LBLA atividade faz parte do 3º Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos que tem por finalidade, nessa terceira edição, além de manter a pluralidade no interior da Antropologia, abrir o diálogo com e para outras áreas de conhecimento em especial com os Movimentos Sociais.

Para possibilitar uma reflexão abrangente, conta com a apresentação de trabalhos por parte de estudantes de graduação e de pós-graduação de diferentes programas e com a participação dos professores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, e antropólogos de outras universidades como debatedores.

O seminário iniciará no dia 26 de agosto com a atividade Diálogo entre Academia e Movimento Social realizada em parceria com a Liga Brasileira de Lésbicas da região Sul e com outra entidade a confirmar.

Dia 29 de agosto, local ainda não definido. Festa Delas - Festa de Mulheres SÓ PARA MULHERES. Para comemorar o dia 29/08 (Dia Nacional da Visibilidade Lésbica), em parcerias com as mulheres das DDC eventos GLS, festa DELAS para ELAS, com muita música, espaço para dançar, conversar e namorar. A festa tem por finalidade integrar e fortalecer as mulheres Lésbicas e Bissexuais para a caminhada do dia seguinte.

Dia 30/08, 13h, no Espelho Dágua da Redenção, em Porto Alegre
3ª Marcha Lésbica de Porto Alegre
1ª Marcha Lésbica do RS

Liga Brasileira de Lésbicas do RS
lbl.rs@brturbo.com.br

Um comentário:

  1. Valeu meninas pela Divulgação.
    Lembro que as atividades são gratuitas.
    Esperamos vocês na jornada e na Marcha do dia 30.
    Grane abraço - LBL-RS

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails