13 de agosto de 2009

Grupo Somos oferece oficinas de fotografia, cinema e teatro para GLBTs


O Grupo Somos - Comunicação, Saúde e Sexualidade - de Porto Alegre está promovendo oficinas gratuitas de Teatro, Fotografia digital e Cinema voltadas para jovens Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, com idades entre 14 e 21 anos, para que possam se apropriar das técnicas e vivenciar o fazer cultural.

Esta é a segunda edição das Oficinas Arrasa, que integram o projeto "Qual é a sua?", desenvolvido pelo Somos e financiado pela Fundação Schorer, da Holanda.

Devido ao grande sucesso da primeira edição, a entidade voltou a oferecer estas oficinas, que serão ministradas sempre aos sábados, das 14h às 17h, na sede da instituição (Rua Jacinto Gomes, 378), em Porto Alegre - RS, com início previsto para dia 15 de agosto. Os participantes irão receber, ainda, uma bolsa-auxílio para participar das oficinas.

O objetivo do trabalho não é apenas possibilitar aos jovens esta formação e esperar que eles utilizem o conhecimento apreendido na elaboração de produtos que serão utilizados no trabalho de respeito aos Direitos Humanos GLBT e prevenção à aids, mas provocar uma nova forma de pensar a sexualidade e os temas que estão ligados à saúde e prevenção às DST/HIV/Aids e que os mesmos sejam, de fato, protagonistas de sua própria história.

Cláudia Penalvo, uma das diretoras do SOMOS, pedagoga e coordenadora do projeto afirma: "não queríamos sair distribuindo folhetos com dicas de prevenção do tipo "assim pega, assim não pega", porque esta pedagogia não funciona mais. Este modelo está esgotado. Por isso buscamos nos aproximar destes jovens e percebemos suas vulnerabilidades em todos os níveis. Também é necessário trabalhar a escuta e perceber que eles não querem mais apenas papeizinhos e camisinhas. Eles querem mais e assim, com eles e através deles, estamos descobrindo as melhores formas de trabalhar o tema para enfrentar a epidemia de HIV/Aids", sintetiza.

Módulo de Fotografia digital com Walter Karwatzki
Karwatzki foi responsável por trabalhos como "Um Olhar Atrás das Cores", onde registrou a Parada do Orgulho GLBT, promovido pelo Ponto de Cultura GLBT do Somos, além de já ter recebido diversos prêmios em Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires.

Módulo de Cinema e vídeo com William Mayer
Mayer é cineasta, formado pelo curso de audivisual da UNISINOS e já trabalhou em inúmeros curta-metragens gaúchos, além de ter participado da equipe de projetos especiais da RBS TV.

Módulo de Teatro com Heinz Limaverde
Limaverde foi vencedor do Açorianos de melhor ator, pelo seu trabalho em “A Megera Domada” e o “O Gordo e o Magro Vão para o Céu”.

Informações:
Grupo Somos
somos@somos.org.br
(51) 3233 8423

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails