2 de agosto de 2009

Igreja episcopal permite ordenação de Gays em todos os postos

Bispo Gay Gene Robinson
e seu marido Mark Andrew

A igreja episcopal dos Estados Unidos, braço dos anglicanos no país, acaba de anunciar que Gays e Lésbicas são elegíveis "para todo ministério ordenado". A decisão deve irritar a ala conservadora anglicana que previa a protelação desta decisão.

Ameaçados anteriormente por terem permitido a consagração de um Homossexual como Bispo, os líderes norte-americanos deixaram claro que pretendem ainda fazer parte da comunhão anglicana mundial mesmo depois desta decisão.

Anglicanos conservadores, contudo, preveem um cisma dentro da igreja por conta desta decisão. A igreja episcopal abriu o debate em 2003, ao consagrar o primeiro bispo Gay assumido, Victor Gene Robinson.

Deste momento em diante, prevendo um cisma dentro da igreja, em especial com as dioceses africanas, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual do anglicanismo, vem lutando para evitar um cisma na igreja. Sua estratégia sempre foi protelar o debate para o futuro.

A medida de permitir a odernação em qualquer posto (sacerdote, bispo...) a Homossexuais foi tomada na Convenção Geral Episcopal, reunida em Anaheim, e só vale para as dioceses norte-americanas.

Segundo a resolução, "deus chamou e poderá chamar Gays em relacionamentos firmes para qualquer ministério ordenado na igreja".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails