6 de agosto de 2009

Parada e Casamento Gay reúnem 560 mil pessoas em Amsterdã

Parada Gay de Amsterdã em 2009

O sábado, 01/08, na cidade holandesa de Amsterdã foi marcado pelo desfile de 2009 da já tradicional Parada do Orgulho Gay e cinco casamentos realizados durante o evento.

Mundialmente conhecida por sua política sexual liberal, a capital recebeu cerca de 560 mil pessoas, segundo os organizadores, para o encontro que teve início no dia 26/07 e terminou no domingo, 02/08.

A cidade que se declara "Capital Gay" promove uma das maiores celebrações do Orgulho Homossexual, cujo principal atrativo é um desfile pelos canais da cidade nos rios Prinsengracht e Amstel.

Sob o título "We are proud" (Nós temos orgulho), cerca de 80 barcos desfilaram "com muitas cores e música, e confraternização geral do público presente", conta a escritora e fotógrafa Neide de Faria Magana.

Segundo ela, diversos artistas, políticos e simpatizantes também prestigiaram o evento.

Como parte das celebrações de 2009, o prefeito de Amsterdã, Job Cohen, celebrou legalmente cinco Casamentos Homossexuais, todos de casais compostos por um cidadão holandês e um americano, em uma das embarcações.

A iniciativa, batizada de "I do" ("eu aceito"), também comemora 400 anos de amizade entre Amsterdã e Nova York.

A Holanda foi o primeiro país a legalizar o Casamento Gay, em abril de 2001.

A festa não se limitou ao desfile do fim de semana. Dias antes, uma programação repleta de festivais de cinema, eventos esportivos e culturais, festas, debates e outras atividades aumentou o potencial turístico da cidade.

A celebração é feita todos os anos no primeiro final de semana de agosto e atrai uma enorme multidão de pessoas, Homo e heterossexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails