11 de agosto de 2009

UFRJ e Grupo Arco-Íris lançam vídeos sobre homofobia na escola


A Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o Grupo Arco-Íris, lança os curtas "Novamente" e "Por Outros Olhos". O evento ocorrerá no dia 13 de agosto, às 18:30h, na Casa da Ciência da UFRJ (Praia Vermelha, ao lado do Canecão).

Os dois vídeos foram produzidos a partir de uma oficina de vídeo com jovens Lésbicas, Gays e Bissexuais.

"O Arco-Íris entrou com a mobilização dos jovens e a UFRJ com a equipe, equipamentos e com a metodologia", explica Alexandre Bortolini, coordenador do projeto Diversidade Sexual na Escola, projeto que organizou a oficina.

"Foram três meses de encontros, onde os jovens discutiram sobre as suas experiências de discriminação e violência na escola e aprenderam a contar essas histórias através do cinema."

O roteiro, a produção e a edição dos vídeos foi feita pelos prórpios jovens, com a supervisão da equipe da universidade. Depois do lançamento, os curtas vão ser disponibilizados na internet, na página do projeto, para todo mundo que quiser baixar. A ideia é que eles possam ser utilizados por projetos sociais e, principalmente, por professores em atividades que discutam homofobia e violência na escola.

O Projeto Diversidade Sexual na Escola é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao programa Papo Cabeça, financiado pelo Ministério da Educação.

Como ações principais, o projeto realiza atividades de formação e sensibilização contra a homofobia junto a profissionais de educação da rede pública e estudantes da educação básica, além do desenvolvimento de materiais de orientação para educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails