11 de agosto de 2009

Obama premia Harvey Milk com maior condecoração dos EUA

Harvey Milk

O presidente Barack Obama concederá postumamente a Harvey Milk a Medalha da Liberdade, mais alta distinção civil dos EUA. A condecoração acontecerá dia 12 de agosto.

Harvey Milk foi o primeiro político assumidamente Gay a ser eleito nos EUA e considerado um ícone mundial da luta por direitos GLBTs.

Milk, que encorajava Gays e Lésbicas a lutarem por seus direitos, foi assassinado em San Francisco em 1978. Stuart Milk, sobrinho do político e ativista Harvey Milk, receberá a honraria em nome do tio.

"A mudança está acontecendo, mas ainda falta muito. Espero que esse reconhecimento inspire os GLBTs norte-americanos a servirem abertamente, a viverem o orgulho com autenticidade e a exigir a igualdade que todos merecem", disse Stuart em um comunicado.

Segundo o grupo The Gay & Lesbian Victory Fund, entre os 16 agraciados com a Medalha da Liberdade desse ano estão também Billie Jean King, tenista assumidamente Lésbica e militante feminista e GLBT, o arcebispo sulafricano Desdmond Tutu, defensor dos direitos Gays, e o senador Gay assumido pelo estado de Massachusetts, Edward Kennedy.

Um comunicado da Casa Branca informa que a escolha dessas pessoas se deu “por suas realizações em diferentes domínios que mudaram o mundo para melhor”.

Obama declarou ainda que esses homens e mulheres têm algo em comum: todos foram agentes de mudanças, contemplaram um mundo imperfeito e se engajaram para melhorarem, quase sempre enfrentando imensos obstáculos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails