19 de setembro de 2009

No bairro Gay de Montreal até a estação de metrô tem as cores do Arco-Íris

Estação Gay Beaudry

Montreal tem um bairro tão Gay-Friendly que até sua estação de metrô, a Beaudry, é decorada com as cores do arco-íris. Ao redor dela estão os principais atrativos Gays da cidade, em uma vizinhança que a comunidade intitulou de Le Village. É uma das primeiras do mundo a assumir essa postura, com uma interessante mistura de residências e estabelecimentos comerciais com ar francês.

Para entender porquê a Comunidade Gay escolheu o Le Village para morar, perca-se nas estreitas ruelas que cruzam a Sainte-Catherine, entre a Saint-Hubert e a Papineau. A Lartigue é uma das mais interessantes: suas casinhas com fachadas de tijolo aparente foram restauradas e os jardins estão sempre bem cuidados. Na Sainte-Rose, não deixe de ver casas antigas com portões de ferro decorados ao estilo neoclássico francês.

A arquitetura art-dèco do Mercado Saint-Jacques e do Écomusée du fier monde, museu na rua Amherst sobre a história dos operários canadenses, são outras paradas imperdíveis. Ao redor deles estão os melhores antiquários do Le Village, especializados em objetos das décadas de 1930 e 1960.

Não se surpreenda ao cruzar pelas ruas do bairro com os sisudos funcionários de produtoras e empresas de telecomunicação do bairro dividindo espaço com casais Gays nos cafés, butiques, e restaurantes.

Montreal é tão diversificada e tolerante que, com apenas 3,6 milhões de habitantes, tem mais estabelecimentos Gays do que megalópoles como Nova York ou São Paulo. Para curtir a noite, Cabaret Mado, Drugstore, Agora, Exceso, Exotica e Stud são os melhores lugares. A maioria fica na rua Sante-Catherine, a principal do bairro, então o melhor jeito de escolher é bater perna na via Gay a partir das 23h.

Mas não é somente no Le Village que existe vida Gay em Montreal. A cidade oferece muito a se explorar. Famosa pela intensa vida noturna e por ser a mais europeia da América do Norte, ela é a segunda cidade em número de falantes de língua francesa do planeta (perdendo apenas de Paris).

Um terço de sua população é composta por imigrantes, o que cria uma atmosfera de diversidade em qualquer lugar que se vá. Seu povo também é o com maior percentual de habitantes com diploma universitário da América do Norte.

E no verão, a comunidade Gay local realiza eventos imperdíveis, como o Artfest, em julho, a Parada Gay Divers/Cité, em agosto, o Imagenation Film Festival, em setembro, e o Black & Blue Festival, em outubro, que reúne cerca de um milhão de pessoas todos os anos.


KISSES PARTY em Águas de Lindóia
A maior e melhor Festa Gay do interior de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails