30 de novembro de 2009

Garoto de 16 anos quer mudar de sexo em Barcelona


Um menor de 16 anos pode vir a tornar-se o primeiro menor de idade a mudar de sexo na Espanha se um juiz de Barcelona aprovar a intervenção cirúrgica, informa o El País.

A lei só permite a mudança de sexo aos menores de 18 anos caso estes consigam uma autorização judicial. O "sim" dos pais e dos médicos não é suficiente.

"A Transexualidade é algo que tem que ser tratada. Todos levaríamos as mãos à cabeça se nos dissessem que um menor de idade com leucemia não podia ser tratado até aos 18 anos", afirmou Iván Mañero, do Hospital Clínico de Barcelona.

O médico garante que a operação está totalmente justificada, até porque o jovem já faz tratamento hormonal e psiquiátrico há mais de um ano e meio: "Há dez anos, os jovens de 16 anos não sabiam o que fazer nesta situação, mas agora descobrem o seu problema e sabem que tem solução".

A presidente da Associação de Transexuais da Catalunha, Gina Serra, acredita que o juiz vai autorizar a cirurgia. "Um menor já sabe o que quer ou não quer ser, tudo depende do apoio que encontre na família", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails