28 de novembro de 2009

Primeiro Casamento Gay da América Latina será feito na Argentina

Alex Freyre e José María di Bello

Os argentinos Alex Freyre e José María di Bello realizarão o primeiro Casamento Gay na América Latina em 1º de dezembro, Dia Mundial contra a Aids.

O casal deu entrada no processo de casamento em um cartório de Buenos Aires. Eles reconheceram à imprensa a importância de um dia como este, que coincide ainda com o debate a ser realizado no Congresso argentino sobre o assunto.

"Não podemos acreditar, estamos muito felizes porque hoje concretizamos tanto nosso sonho como o de muitas outras pessoas", comentou Di Bello.

A juíza Gabriela Seijas declarou recentemente "inconstitucional" o impedimento para que duas pessoas do mesmo sexo possam se casar, em resposta a um processo apresentado em abril por Freyre e Di Bello, respectivamente de 39 e 41 anos.

Com o apoio de organizações de defesa dos direitos dos Homossexuais, eles pediram aos deputados que usem este "avanço social" para aprovar uma lei que reconhecerá a igualdade jurídica ao grupo.

O casal, que tem HIV, escolheu o Dia Mundial contra a Aids para o casamento para "passar uma mensagem de não discriminação e estimular aqueles com a doença para que reconheçam seus direitos como cidadãos", segundo Freyre.

Ambos terão como padrinho o vereador espanhol Pedro Zerolo, embaixador para a América Latina e o Caribe do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids).

Assessor do presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, ele trabalha pela igualdade jurídica para Homossexuais, Bissexuais e Transexuais da Espanha e Argentina.

O prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macr, divulgou um vídeo no YouTube apoiando o casamento entre Alex e José, e os demais Homossexuais que tenham o mesmo desejo.

Por ser muito conservador, o prefeito surpreendeu a opinião pública ao dizer no vídeo que mudou de ideia sobre o assunto e é a favor da União Homossexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails