12 de novembro de 2009

Pastora Transexual da Finlândia celebra sua primeira missa

Olli Aalto

Primeiro ele revelou que era Transexual. Depois se submeteu a cirurgia que o tornou a mulher que sempre desejou ser. O pastor Olli Aalto sempre foi alvo de polêmica na Igreja Luterana da Finlândia, ainda mais agora, após celebrar sua primeira missa como mulher no dia 01 de novembro.

Aos 55 anos, a vida dela divide a opinião de outros membros da igreja. Muitos a consideram uma blasfema. Ela já foi casada e tem três filhas desse casamento, que acabou oficialmente com o divórcio.

Ao pedir licença da paróquia para fazer a operação de mudança de sexo e defender na televisão os Transexuais, ela abalou a Finlândia, um país onde 97% da população está ligada à igreja evangélica Luterana.

A decisão da pastora fez surgir um amplo debate entre a população de 5,3 milhões de habitantes. Na Internet, a religiosa recebeu manifestações de carinho e apoio por meio do site "Facebook", mas também viu a ira e a agressividade violenta de muitos religiosos na mesma rede mundial de computadores.

O apoio só foi unânime dos ativistas de defesa dos Gays no país. A igreja luterana informou que aceitou a decisão da pastora porque a congregação permite a ordenação de mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails