15 de dezembro de 2009

Vestibular inclui questões sobre escritor Gay Caio Fernando Abreu


A 2ª fase do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresentou em sua prova de Língua Portuguesa e Literaturas quatro questões baseadas no conto "Terça-feira gorda", do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu.

Em uma das questões, os candidatos tinham que relacionar duas fotos a um trecho do conto, que integra o livro "Morangos Mofados", lançado em 1982.

As fotos ilustram um casal hétero e um casal Gay se beijando em momentos históricos diferentes - a primeira foto, de Alfred Eisenstaedt, foi publicada pela revista "Time", em 1945; a outra ilustra dois homens se beijando no que parece ser uma Parada do Orgulho Gay.

Outra questão pedia aos candidatos que escolhessem entre cinco alternativas a que melhor definia a obra de Caio Fernando Abreu. A prova também exigia que os candidatos interpretassem recursos de linguagem utilizados pelo autor em seu conto.

"Morangos Mofados" é um dos livros mais representativos da obra de Caio Fernando Abreu. Nele, o escritor aborda temas recorrentes em sua trajetória literária, como o estranhamento, a solidão, a dor e o sentimento de marginalização.

Em "Terça-feira gorda", Caio Fernando Abreu destaca a voz de um personagem masculino que vivencia uma experiência erótica com outro homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails