2 de março de 2010

Teresina sedia a 1ª Mostra Cultural da Diversidade

Marinalva Santana

O Grupo Matizes realizará a 1ª Mostra Cultural da Diversidade, que acontecerá de 05 a 07 de março, no Complexo Cultural Clube dos Diários.

A Mostra é produto do Prêmio Nacional de Cultura LGBT, patrocinado pelo Ministério da Cultura, com o objetivo de fomentar a realização de ações artísticos-culturais voltadas para o combate à homofobia.

Através da 1ª Mostra Cultural da Diversidade, os teresinenses terão oportunidade de assistir a manifestações artístico-culturais, cujo foco é o respeito às diversidades como pressuposto para a construção de uma cultura de paz.

"A linguagem artística é uma importante ferramenta para a sensibilização das pessoas e provocar nelas reflexão sobre questões ditas "polêmicas", como é o caso das Homossexualidades. Essa Mostra busca exatamente isso: incitar os teresinenses a refletir sobre as Homossexualidades despidos de preconceito", explica Herbert Medeiros, Coordenador de Imprensa do Matizes.

Um dos destaques da Mostra será a Exposição fotográfica “Lésbicas de todos os Matizes”, que retratará o universo Lésbico-feminino, através das nuances da linguagem fotográfica.

As imagens buscarão percorrer e desvendar como mulheres Lésbicas e Bissexuais vivenciam seus cotidianos socioculturais, em espaços como trabalho, família, relações amorosas e lazer.

Para Marinalva Santana, militante do Matizes e da Liga Brasileira de Lésbicas(LBL), essa exposição mostrará um outro lado da Lesbianidade, em que o orgulho, a alegria e a paz interior são os principais ingredientes nas vidas das mulheres que se deixaram fotografar.

“Essa exposição foi pensada não só para homenagear algumas Lésbicas guerreiras de nosso Estado, mas também para desconstruir a ideia, distorcida e equivocada de que vivenciar a Lesbianidade é sinônimo de sofrimento e angústia, pontua Marinalva.

Confira aqui a programação do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails