31 de outubro de 2011

Torcedores homofóbicos são banidos dos estádios na Inglaterra

Árbitro Gay Nigel Owens

Gritos homofóbicos infelizmente ainda são comuns nos estádios de futebol no Brasil. Mas, em um jogo de rúgbi, na Inglaterra, eles foram motivo de punição pesada a dois torcedores.

Em um amistoso entre Inglaterra e Nova Zelândia realizado no estádio de Twickenham, em Londres, um torcedor denunciou a conduta de dois outros fãs que proferiam gritos homofóbicos para o árbitro da partida, Nigel Owens.

O resultado foi a punição dos dois aplicada pela Federação Inglesa de Rúgbi (RFU), que foram banidos do estádio por dois anos e terão de pagar £1.000 (cerca de R$ 4.000) a uma instituição de caridade que o árbitro ofendido escolher.

Owens é o primeiro árbitro assumidamente Gay a alcançar a elite do rúgbi, apitando jogos do mais alto nível. "É importante acabar com isso desde já, para que não se torne um grande problema para o rúgbi no futuro", disse Owens à BBC.

O presidente da Federação Inglesa de Rúgbi, Ian Ritchie, também disse que a entidade está disposta a combater atitudes criminosas como essa para manter os "valores do rúgbi".


"Essas pessoas têm de ser banidas do esporte e do estádio, porque não precisamos de pessoas assim no rúgbi ou em qualquer outro esporte.", confirmou o árbrito.

Nigel Owens se tornou árbitro internacional de rúgbi em 2005 e anunciou a Homossexualidade dois anos depois. Desde então, ele apitou duas Copas do Mundo de rúgbi e duas finais da tradicional Heineken Cup.

Mas, antes de assumir sua sexualidade, Owens chegou até a tentar suicídio. O árbitro também já admitiu ter pensado em desistir do esporte por causa dos comentários preconceituosos que já ouviu de torcedores e atualmente é considerado uma inspiração para a Comunidade Gay.

O técnico de rúgbi da Inglaterra, Stuart Lancaster, elogiou a punição dada pela Federação. "Nós aplaudimos a RFU por ter investigado e punido a atitude. Precisamos entender a pressão a que essas pessoas estão submetidas e apoiar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails