Finlandeses comemoram em frente ao Parlamento
O Eduskunta, parlamento finlandês, aprovou a legalização do Casamento Homossexual no país por 105 votos a favor e 92 contra.
Os Verdes, a Aliança de Esquerda e os Social-Democratas votaram favoráveis à nova lei. Por outro lado, os deputados democratas-cristãos e ultranacionalistas se opuseram e perderam.
A Finlândia era, até agora, o único país nórdico que não reconhecia o casamento entre pessoas do mesmo sexo, um direito que foi aprovado na Suécia e Noruega em 2009, na Islândia em 2010 e na Dinamarca em 2012.
A mudança legislativa aprovada tem sua origem em uma iniciativa popular apresentada em 2013 que recolheu 167 mil assinaturas, mais do triplo do que o necessário, o que forçou sua tramitação parlamentar.
Com esta decisão do Eduskunta, a Finlândia se torna no 18° país do mundo que reconhece o Casamento Homossexual, junto com a Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Islândia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, África do Sul, Suécia e Uruguai.
Além disso, ele é legal em 35 dos 50 estados pertencentes aos Estados Unidos e em algumas regiões do México, entre elas o Distrito Federal da capital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário