21 de julho de 2009

OAB apoia realização de eventos contra a homofobia


A Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso anunciou seu apoio à 7ª Parada da Diversidade Sexual de Mato Grosso, programada para o próximo dia 25/07, em Cuiabá.

Segundo a presidente da Comissão, advogada Danielle Garcia, o evento tem como finalidade abrir o debate no Estado sobre a “Homofobia”, termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra Homossexuais ou Homossexualidade.

A Parada tem como tema “Somos Todos Iguais – Pela Igualdade dos Direitos!”. Segundo Danielle Garcia, a Homofobia pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação contra Homossexuais.

Ela considera que o momento é de estar discutindo as dezenas de direitos constitucionais que são negados à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – como a União Civil, a adoção, o usufruto, a dependência e a herança – além de uma campanha pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 122/06, que entrará em votação no Senado até o início do próximo semestre.

“Se aprovado e, posteriormente, sancionado pela Presidência da República, qualquer ato discriminatório de origem homofóbica será passível de condenação penal em todo o território nacional. Esta conquista certamente iniciará o processo de viabilização da cidadania plena a todos os GLBTs brasileiros” – frisou.

Danielle considera que o evento é importante para firmação dos propósitos do Movimento e participação de todos que desejam uma sociedade em que os direitos e as opções sejam respeitadas.

Além da Parada, no dia 25/07, há outros eventos relacionados ao tema de fundamentais importância. Entre os quais, o seminário “Construindo Políticas para GLBTs”, que acontece no próximo dia 23/07, na Secretaria Municipal de Cultura, entre 13 e 19 horas; e ainda a “Mostra de Cinema GLBT”, no dia 24/07, MP Cine Teatro de Cuiabá, a partir das 19 horas – com entrada franca.

Também no dia 24/07, após a mostra de filmes, acontece a solenidade do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade. No dia 25/07, antecedendo a Parada da Diversidade em Cuiabá, acontecerá a Feira da Diversidade, entre às 8h e às 12h, na Praça Ipiranga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails