11 de agosto de 2009

Prefeitura de Recife inclui GLBTs no Orçamento Participativo


Um passo à frente contra o preconceito e a favor da diversidade dos recifenses. Isto é como se pode resumir a decisão da Prefeitura do Recife em incluir nas plenárias do Orçamento Participativo a temática de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, cujo primeiro encontro será no próximo dia 11/08, no Terminal Marítimo de Passageiros, no Marco Zero.

O anúncio da discussão inédita de políticas públicas foi feito na sede da Prefeitura de Recife, quando também foi garantido o apoio à 8ª Parada da Diversidade, que ocorrerá na avenida Boa Viagem, no dia 20 de setembro, das 9h às 17h.

Antes, no dia 06 de setembro, a Capital pernambucana sediará o lançamento do Relatório Nacional de Direitos Humanos.

Na presença de diversas representações do Movimento GLBT, o prefeito João da Costa ratificou que essa é uma luta por direito ao enfrentamento das escolhas e um momento de superar as diferenças.

"É tarefa nossa dar meios de esses recifenses serem felizes, do jeito que escolheram. E a organização desses grupos pode, inclusive, culminar com a criação de um conselho municipal para consolidar as políticas públicas definidas por eles como primordiais. Enquanto isso, vamos discutindo saúde, educação, direitos humanos e, até procurar o Governo do Estado, no caso de repensar a segurança", disse.

O secretário da regional Nordeste da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Edson Axé, lembrou que a integração do Movimento às plenárias do Orçamento Participativo significa tratar as pessoas como munícipes, independente de cor, credo ou sexualidade.

"É valorizar, sem barreiras. Somar forças na busca da igualdade e do respeito com as vitórias que já temos, como as leis municipais que criminalizam o preconceito contra o Homossexual", pontuou Axé.

Um dos beneficiados com as mudanças é o dono de casa Júnior Santos, de 29 anos. Há cinco meses, com a morte de seu companheiro, vítima de câncer de pele, ele foi o primeiro no Estado a receber pensão de um funcionário público de cargo comissionado. "Foi uma grande conquista. E, agora, espero que haja brechas para outras, para outros mais", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails