5 de março de 2010

Corte Europeia condena Polônia por não reconhecer a União Civil Gay


Um tribunal da União Europeia tomou uma decisão que pode abrir precedente para que a União Gay seja legalmente reconhecida em todos os países integrantes do bloco.

Nesta semana, a Corte Europeia de Direitos Humanos em Estrasburgo condenou o governo polonês por ter proibido um homem Gay de continuar vivendo no apartamento de seu companheiro já falecido. O caso já vinha se arrastando há onze anos.

Os sete juízes decidiram, por unanimidade, que a Polônia deve levar um puxão de orelha porque "o Estado deve seguir a evolução da sociedade".

A consideração faz referência à evolução do direito na maioria dos estados signatários da convenção dos direitos humanos.

O governo polonês acabou sendo repreendido por não acompanhar outros países da União Europeia que já reconhecem a parceria civil entre Homossexuais.

A Polônia retirou a Homossexualidade de sua lista de donças em 1991 e de lá para cá grupos LGBTs têm lutado por avanços nos direitos civis, porém com pouco sucesso.

Os dois partidos políticos majoritários, que ocupam mais de 80% do Parlamento, são geralmente contrários a qualquer garantia de direitos para a população Homossexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails