18 de maio de 2010

Portugal é o oitavo país do mundo a aprovar o Casamento Gay

Presidente Aníbal Cavaco Silva
anunciando a aprovação do Casamento Gay

O presidente de Portugal, o conservador Aníbal Cavaco Silva, anunciou a promulgação da lei de Casamento Homossexual, aprovada em fevereiro, mas se mostrou em desacordo com a norma.

O chefe de Estado assinalou que optou por sancionar a lei - que exclui o direito à adoção - porque devolvê-la ao Parlamento só causaria um atraso de sua entrada em vigor, já que as forças de esquerda que a aprovaram não iriam mudar suas posições.

Cavaco, católico praticante, demorou várias semanas para tomar a decisão e a anunciou em uma mensagem à nação apenas três dias após a visita do papa Bento 16, que criticou ferozmente esse tipo de uniões.

Cavaco defendeu a necessidade do consenso nacional perante a crise econômica que Portugal vive e disse que não quer "alongar inutilmente este debate" nem "desviar a atenção dos portugueses dos problemas que afetam gravemente a vida das pessoas".

Mas assinalou a falta de um consenso amplo em Portugal sobre o assunto do Casamento Homossexual e ressaltou que só sete países do mundo inteiro o aprovaram até o momento, sendo quatro deles parte dos 27 que integram a União Europeia.

Na Europa, o Casamento Gay é permitido na Bélgica, na Holanda, na Espanha, na Suécia e na Noruega. Cinco estados americanos e Washington D.C. também permitem a união entre pessoas do mesmo sexo, além de Canadá e África do Sul.

No final de seu breve discurso Cavaco anunciou que sancionava a lei após especificar que "há momentos na vida de um país no qual a ética da responsabilidade tem que se colocar acima das convicções pessoais".

A norma foi aprovada no Parlamento com o apoio do governante Partido Socialista (PS) e dos partidos marxistas da Assembleia Legislativa e teve a rejeição dos democratas-cristãos e dos social-democratas, força da qual provém Cavaco.

No fim das contas a justiça superou a discriminação e o presidente se resignou, com cara de derrotado, a deixar a sociedade moderna reconhecer e reparar seu erro.

Não adiantou o papa visitar Portugal, nem espernear, nem soltar fogo pelas ventas, chega uma hora que não há mais como manter ou prolongar uma situação de violência, abuso e desigualdade contra milhões de pessoas.

O mesmo aconteceu com a abolição da escravidão, quando a igreja, os senhores de engenho e muitas pessoas da sociedade achavam um absurdo um negro ser livre, mas felizmente a lei veio e todos tiveram que baixar a cabeça e hoje eles pensam exatamente o oposto daquela época, inclusive a igreja.

Agora a casa caiu para os homofóbicos e a tendência mundial é cada vez mais países corrigirem sua discriminação e reconhecerem todos os direitos GLBTs, pelo bem e felicidade de todos.

É uma briga perdida para os homofóbicos, que ficam com o ranço e o ódio pelo seu semelhante, enquanto os Gays celebram e incentivam o carinho, o respeito e o amor para toda a sociedade, seja nos casamentos héteros ou GLBTs.


Notícias Relacionadas
- Portugal poderá legalizar o Casamento Homossexual ainda este ano
- Falta só a sanção do presidente para o Casamento Gay em Portugal
- Todos os cartórios de Pernambuco têm que registrar Uniões Gays
- Lei de Casamento Gay foi aprovada pelos deputados argentinos
- O Casamento Gay já está bem próximo na Alemanha
- Argentina realiza o seu primeiro casamento Lésbico
- Cidade do México realizou 88 casamentos Gays só no primeiro mês
- Columbia aprova o Casamento Gay inclusive em Washington
- Casal de Lésbicas é o primeiro a se casar em Washington
- União Homossexual reduz o número de divórcios héteros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails