14 de junho de 2010

Livraria Cultura faz noite de autógrafos do livro A TV no Armário


As Edições GLS e a Livraria Cultura Conjunto Nacional (SP) promovera no dia 1º de junho a noite de autógrafos do livro "A TV no armário", do professor e jornalista Irineu Ramos Ribeiro.

Fruto de ampla pesquisa sobre a cobertura dada pela TV à questão da Homossexualidade, a obra revela como as emissoras ainda se pautam pelo preconceito.

Ao mergulhar nesse universo, o autor analisa a programação das emissoras e mostra a dificuldade e os equívocos que ocorrem quando precisam lidar com as diferenças sexuais na TV.

Na obra, o autor analisa diversos aspectos do tratamento dado aos Gays na programação humorística, em telejornais e em novelas, demonstrando as diversas formas pelas quais o preconceito é estimulado.

Baseando-se no pensamento de Michel Foucault e noções da teoria Queer, ou teoria do estranhamento, o autor comprova que a televisão brasileira acaba transmitindo valores negativos, depreciativos e caricatos no que se refere aos Gays.

“Está na hora de mudar de rumo”, afirma Ribeiro, lembrando que a mídia tem um papel determinante na formação de identidade.

O autor discorre sobre o limiar dos gêneros, abordando questões como ambiguidade, identidade, sexualidade e formas de pensar. Fala sobre o desenvolvimento das identidades sexuais “proscritas” no decorrer do século 20 e as relações de poder na mídia televisiva.

Faz um breve histórico do Movimento Homossexual no mundo e de algumas de suas lutas até chegar à década de 1970, quando o gênero passa a ter uma conotação social ampla. “O conceito de gênero se refere à construção social e cultural que se organiza a partir da diferença sexual”, revela o autor.

O livro traz ainda um breve relato histórico do surgimento da TV no Brasil e o levantamento da cobertura jornalística televisiva da Parada do Orgulho Gay de São Paulo.

Em seguida, o autor examina alguns programas humorísticos que tratam o Gay com escracho, um game show que perde a oportunidade de esclarecer que a diferença é saudável e uma novela que acaba apelando para o sentimentalismo na hora de retratar o amor Homossexual.

“Procuro demonstrar as sutis abordagens em que o preconceito é estimulado e impede a existência de um mundo onde a diferença seja respeitada”, explica o autor.

“Ribeiro tem a rara capacidade de expor as inclinações preconceituosas e reforçadoras de preconceitos que as emissões de TV disseminam em relação aos Homossexuais, sem cair na tentação de enxergar nisso uma conspiração dos setores dominantes da sociedade. Ele entende a dinâmica da indústria cultural e não a acusa de intenções diabólicas”, afirma Carlos Eduardo Lins da Silva, ex-ombudsman da Folha de S.Paulo, que assina o prefácio da obra.


Notícias Relacionadas
- Sargento Fernando Alcântara autografa seu livro no Autor na Praça
- Drag Nany People participa da noite de autógrafos do Guia LGBTs
- Livro Proibido Amor trata da relação entre fé e Homossexualidade
- Ronaldo Ventura lança seu novo livro Trilogia Lésbica
- Editora lança novo romance Lésbico no Espaço Unibanco
- Encontro literário reúne diversos autores LGBTs no Casarão Brasil
- Novelista Walcyr Carrasco lança uma obra infantil de temática Gay
- Lançado livro que conta história de uma arquiteta e seu irmão Gay
- Folha de S. Paulo irá publicar um livro sobre mídia Gay
- Livro explica os benefícios da amizade entre os Gays e as mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails