16 de junho de 2010

Projeto Educação Sem Homofobia lança kit com jogos educativos


O projeto "Educação Sem Homofobia", da UFMG, lança na próxima quinta-feira, 17 de junho, o kit de jogos educativos "E aí?", criado como parte de projeto voltado para a promoção, no ambiente escolar, de reconhecimento e respeito à diversidade sexual.

Aberto ao público, o evento vai acontecer das 19h às 21h, no auditório Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto Educação Sem Homofobia (ESH) é realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (Nuh/UFMG) em parceria com a Secad, em cumprimento ao "Programa Brasil Sem Homofobia".

O objetivo do projeto é questionar práticas, posturas, princípios e valores presentes no ambiente escolar que reproduzem e legitimam as hierarquias sexuais, naturalizando a norma heterossexual e tornando invisíveis outras possibilidades de manifestação das sexualidades.

Os jogos são propostas de intervenção na escola e buscam orientar debates sobre as expressões das sexualidades e sobre os direitos de Cidadania LGBT na educação.

O kit foi concebido com apoio do Departamento de Comunicação Social da UFMG ao longo dos anos de 2008 e 2009, e financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do MEC.

Ele é composto de um manual do educador e da educadora, um jogo da memória, um quebra-cabeças e um jogo de interpretação de papéis.

Foram impressos 400 exemplares, que serão distribuídos prioritariamente para 240 educadores das redes municipais de ensino de Belo Horizonte e Contagem que participaram em 2008 de curso promovido pelo projeto.

Este ano, a iniciativa atinge 500 pessoas, além de gestores públicos em educação, saúde e assistência social, em seis municípios mineiros.


Educação Sem Homofobia
17/06/10 - Quinta-feira - 19:00h
Auditório Paulo Freire
Secretaria Municipal de Educação
Rua Carangola, 288 - 8º andar - Santo Antônio
Belo Horizonte - MG
(31) 3409 6287


Notícias Relacionadas
- Grupo Revida faz bate papo sobre a diversidade sexual na escola
- 8º Ciclo de Debates LGBTs discute tema sobre educação inclusiva
- Polícia de Fortaleza recebe treinamento para combater a homofobia
- São Paulo ganha Plano Estadual de Enfrentamento da Homofobia
- OAB-RJ e PUC-Rio realizam o 1º Seminário da Diversidade Sexual
- Conselho de Educação do TO aprova nome social para Transexuais
- Escola promove seminário sobre educação sexual de alunos
- CONAE obriga livros didáticos e escolas a incluirem temática LGBT
- MEC e UNESCO lançam um livro sobre a homofobia nas escolas
- Universidade Federal dá Curso de Diversidade Sexual em Itaboraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails